NOVIDADES

Cinco tendências de decoração para 2020

Todos os anos, as tendências vão e vêm, deixando o mercado de decoração e arquitetura atento às novidades. Confira abaixo algumas tendências para 2020!

 

Natural e Sustentável

Revestimentos cimentícios e materiais plásticos ficarão cada vez mais em desuso em 2020. Isso porque a busca pelo equilíbrio também inclui questões maiores como a sustentabilidade e uso de produtos mais orgânicos. Moradores querem se reconectar a valores maiores na hora de escolher revestimentos, tornando os ambientes de significado pessoal e muitas vezes deixando materiais naturais como protagonistas. Nunca a madeira esteve tão em alta, como opção de revestimento para pisos e paredes. Além dela, fibras naturais, jardins e tecidos crus também remetem a ambientes mais intimistas e orgânicos.


Conforto e Praticidade

A dureza da rotina já é suficiente, não precisa estar em casa e nem nos ambientes de trabalho. Se já citamos a busca por valores maiores como a sustentabilidade, o tempo atual também tem pedido tranquilidade, bem-estar e um processo de desaceleração. É uma tendência observada há alguns anos, depois de seguidos booms tecnológicos. A necessidade de mais equilíbrio leva aos ambientes íntimos – como casas –  mais conforto e praticidade para os momentos de descanso. Móveis que prezam o aconchego,  linhas mais arredondadas e revestimentos naturais transformam a casa em um verdadeiro refúgio da rotina nos centros urbanos. Nos ambientes comerciais, ambientes de descontração e a arquitetura proporcionam funcionalidade e conforto. A perfeição da simetria total também deixa de ser prioridade, mantendo essa particularidade em apenas alguns revestimentos e móveis. Mobiliário transparentes ou de conceito aberto também caem em desuso, por conta da praticidade em não precisar manter a organização diária.


Monocromático x All White

Os contrastes sempre terão sua versão, mas em 2020 o monocromático será protagonista. Combinar móveis com tons parecidos dos revestimentos, cores de parede e objetos de decoração no estilo ton sur ton (tom sobre tom) garante ambientes cheios de personalidade.
A dica é repaginar um ambiente, seja ele sala, quarto, de forma prática e com a cor que dá autenticidade ao estilo dos moradores. Por outro lado, cozinhas, salas e banheiros no estilo “All White” têm sua tendência enfraquecida, pois os tons monocromáticos serão regidos pelas cores.


Automação residencial

Se por um lado a busca de equilíbrio leva ao controle do uso de tecnologias, por outro, ela estará cada vez mais presente em automação dentro de casas e ambientes comerciais.
Já pensou chegar em casa com o ar-condicionado ligado previamente pelo seu celular, sendo recepcionado em um ambiente fresquinho? Ou abrir e fechar as persianas durante o dia, à distância? Essas são algumas das comodidades da automação residencial, controlada pelo dono da casa em seu aparelho celular.
Além da praticidade e comodidade, a segurança também entra como um benefício da automação, controlando câmeras e permitindo ou não a abertura de portas e janelas para visitantes sem a presença do dono no imóvel.
São várias as modalidades de comando ( por voz, por ex.) e opções de aparelhos que podem ser automatizados, de acordo com a necessidade de cada usuário.


Mix de estilos

Nem tão clássico, nem tão contemporâneo. O mix de estilos envolve  móveis, revestimentos e decoração com o melhor que cada época pode oferecer. Por exemplo, o clássico piso de madeira, combinado com uma mesa contemporânea, ou um sofá retrô combinado com prateleiras modernas e funcionais. Tudo é válido, desde que atenda às demandas, estilo dos moradores  e complemente harmonicamente a decoração. O clássico e o moderno remetem às transições,  do que é nostálgico para os momentos atuais. Itens trazidos de viagens, que tenham apelo emocional ou comprados em antiquários locais também são bem-vindos, com a leveza da composição moderna.

Fonte: Triângulo Pisos